A Bhava inicia sua trajetória em 2015 na ecovila Terra Una, em um momento de transição dos seus idealizadores da cidade para o campo.
Uma APA (área de proteção ambiental) na Serra da Mantiqueira, local de ar puro, natureza exuberante e águas cristalinas em abundância.
Todas nossas formulações foram criadas neste espaço e para este espaço. Com uma escolha criteriosa das matérias primas e suas combinações pensando no cuidado das pessoas e na preservação das águas e solo deste local mágico.
Cada produto é pensado para um autocuidado consciente e feito com carinho por pessoas para pessoas. Escolhemos viver e nos relacionar em um novo paradigma, um novo modelo econômico e social, voltado para a transição, substituindo o medo e a escassez pela confiança e a abundância.
A Bhava é um campo de possibilidades que cocriamos para materializar os aprendizados vividos intensamente nos últimos anos, em espacial na jornada do Empreenderse, na Laboriosa 89, no Vendendo em Rede, no Open Brownie e no Gaia Education. Um organismo vivo, no fluxo e na presença, pautado no que está pulsando e no que faz sentido para as pessoas que estão interagindo.
Mais uma volta na espiral:
A Bhava vem se reinventando e se descobrindo a cada dia, sempre valorizando as pessoas por trás de cada produto.
Com uma base de valores bem definidos, buscamos ser mais do que uma marca de cosméticos naturais. Queremos ser parte da transformação que esperamos ver no mundo. Queremos ser mais do que frases motivadoras em embalagens, queremos que essas frases tenham influências nas decisões que tomamos enquanto empresa.
Queremos valorizar e brindar a diversidade, a liberdade, fazendo o que for possível para dar voz a causas que acreditamos ser fundamentais nos dias de hoje. Queremos ser uma comunidade real, com pessoas reais que se identificam a partir da proposta de um mundo mais horizontal, diverso e sustentável.
Estamos vivendo um momento histórico de grande transformação social. E diante disso, a Bhava, como um organismo vivo que é, sentiu a necessidade de parar por alguns instantes e olhar todo seu processo.
Embarcamos em uma jornada de auto conhecimento sistêmico. Voltamos a nossa essência para resgatar e reafirmar valores que queremos manter, deixar ir o que não faz mais sentido e trazer novos elementos que colhemos neste caminhar e que queremos levar para o futuro.
Uma Bhava: ainda mais atenciosa, ainda mais comprometida e ainda mais humana.
Os últimos acontecimentos globais vieram nos mostrar que precisamos nos cuidar, cuidar uns dos outros, respeitar esse momento tão delicado e buscar a alegria, para enfrentar os dias desafiadores.
A nova logo, sugere uma abertura, um leque de possibilidades, que brinda a diversidade e floresce, como a força da natureza, simbolizado pelo torus, um fluxo de movimento, de dentro pra fora e de fora para dentro.
Nossa paleta de cores busca representar nossos valores, em uma mistura de tons sóbrios e curativos, e tons alegres e vibrantes. O tom violeta vem para vibrar a valorização do feminino e da transformação, que de mãos dadas com a verde esperança e com a alegria, amarela e ensolarada, acredita em dias mais promissores em nossos horizontes, e que a mudança comece em nós! É preciso admitir que apenas grandes ideias não são suficientes para gerar grandes transformações, se não passar pelos sentimentos e até mesmo pelos poros e adentrar o tecido de nosso corpo.
Bhava vem do Sânscrito e quer dizer: Entrega no fazer sem a expectativa do resultado. Fazer pelo amor de fazer.
Condiz com a emoção de se ouvir uma determinada música ou assistir a um belo filme, contemplar um pôr-do-sol ou as estrelas no firmamento. Significa praticar sem expectativas de resultado, simplesmente pela arte em si, como a força de vida presente na Natureza, atuando na mecânica do Universo.
Um dos pilares que edificam a Bhava Bio, é a sustentabilidade com que desenvolvemos os nossos produtos.
Uma busca contínua, um radar ligado o tempo todo, por soluções mais ecológicas e com menos impactos.
Desde o início do nosso trabalho, ainda lá na ecovila, uma forte consciência e preocupação com nossa pegada ecológica e a busca por minimizar e reduzir cada vez mais este impacto.
Em 2018 aderimos ao projeto Eureciclo que certifica através de compensação ambiental a logística reversa das embalagens de empresas no Brasil.
Saiba mais: www.eureciclo.com.br
Materializando está busca constante, em 2020 lançamos a Linha Lixo Zero.
Cosméticos sólidos, zero plástico e com formulações sem água, que fornece resultados ainda mais eficazes. São super concentrados e de grande durabilidade. Cada barrinha substitui de 3 a 4 frascos.
Sua embalagem é feita de papel semente, um papel totalmente ecológico, feito a partir de papel reciclado e de modo artesanal, que pode ser plantado.
São 7 itens: Protetor Solar, Shampoo para cabelos normais e secos, shampoo para cabelos oleosos, sabonete facial, hidratante corporal, condicionador e desodorante.
Em 2018 aderimos ao projeto Eureciclo que certifica através de compensação ambiental a logística reversa das embalagens de empresas no Brasil. Clique e Saiba mais
Além da preocupação que temos com nossas matérias primas e embalagens adotamos um cuidado especial com as encomendas:
– Para o fechamento da caixa substituímos a fita plástica pela fita gomada, feita de papel e cola vegetal, que pode ser reciclada;
– Na proteção dos produtos utilizamos palha de madeira e tiras de papel rascunho fragmentado que, diferente do isopor, pode ser descartado na composteira sem qualquer risco ao meio ambiente.
- Para os impressos necessários, como: nota fiscal e etiqueta de envio, usamos folha de papel feita com bagaço de cana de açúcar.
– Nossas caixas são feitas com papelão reciclado e reciclável.
Escolhemos viver e nos relacionar em um novo paradigma, um novo modelo econômico e social, voltado para a transição, substituindo o medo e a escassez pela confiança e a abundância.
A Bhava é open source (código aberto), nossas receitas são abertas, assim como modo de fazer, para qualquer pessoa ter acesso. Com isso, manifestamos nossa intenção de empoderar comunidades do fazer, gerar renda e trazer recursos para as pessoas.
Ainda somos poucos, trabalhando bastante, mas com muito amor pelo que faz!