A maioria dos cosméticos industrializados usados regularmente pela maioria das pessoas contém em sua composição diversos componentes nocivos à saúde. Citaremos alguns deles para exemplificar o porque usar cosméticos naturais faz melhor pela sua saúde.
Os causadores.
BHA e BHT: Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional de Saúde nos EUA sobre toxicologia aponta que “há uma suspeita fundamentada de que o BHA cause câncer em seres humanos.” Isso porque o componente é um disruptor endócrino – componente exógeno que simula um hormônio em nosso sistema endócrino.
Chumbo: Presente em tinturas para cabelos grisalhos e até em batons o chumbo é um metal pesado completamente tóxico ao sistema nervoso central.
Corantes de alcatrão: Banidos da Europa e América do Norte o corante de alcatrão ainda é usado em vários países nas colorações para cabelo. Como é um subproduto do processamento do carvão é potencialmente carcionogênica, segundo o Programa de Toxicologia Americano.
DPB (Dibutilftalato) – O DPB é um plastificante e componente de perfumes. É um disruptor endócrino tóxico para o sistema reprodutivo.
Formaldeído: Conservante encontrado em shampoos, condicionadores, itens para alisar cabelos, hidratantes corporais e esmaltes é alérgeno e potencialmente cancerígeno. Lembrando que o formol é utilizado para embalsamar cadáveres e cheira muito mal. No nosso corpo é que não faria bem, né?
Lauril éter sulfato de sódio, Lauryl ou Laureth sulfato de sódio: É uma substância espumante muito comum na indústria de cosméticos potencialmente cancerígena e irritante para a pele. Causam sintomas de TPM, diminuição da fertilidade masculina e estão correlacionadas a casos de câncer de mama.
Oxibenzona – De acordo com o CDC (U.S. Centers for Disease Control and Prevention) esse componente está presente no organismo de praticamente toda população mundial uma vez que é usada largamente em protetores solares. O protetor dispensado nas águas do mar destrói corais. É o pior disruptor endócrino, pois está fortemente associado a problemas hormonais, alergias e irritações. Gestantes que possuíam em seu organismo oxibenzona pariram meninas abaixo do peso e meninos com peso acima da média.
Além desses componentes nocivos existe uma lista imensa com outros, como: parabenos, fragrâncias, PEG (Propilenoglicol e polietilenoglicol), Siloxanos, Resorcina, Nanoparticulas, Hidroquinonas, Triclosano, etc listados em sites e apps como: IBD, EWG e Healthy Living que podem ser consultados quando houver dúvidas sobre os cosméticos industrializados versus cosméticos naturais.
A solução
Agora que já apontamos alguns dos malefícios dos cosméticos industrializados, vamos responder à sua pergunta: Porque usar cosméticos naturais?
Primeiro, os cosméticos naturais não são testados em animais e ninguém gosta de saber que coelhinhos fofinhos são usados pela indústria cosmética, né?
Cosméticos naturais, como o nome diz, são naturais, oriundos de óleos essenciais presentes nas plantas, de extratos glicólicos também obtidos de plantas e vegetais e outras fontes naturais.
Caso os cosméticos passem da validade, podem ser usados como adubo, pois não danifica o solo sendo biodegradáveis.
Utilizar cosméticos naturais é mais econômico, pois a indústria embute no preço de um produto nocivo outros custos, como marketing para comercialização em massa.
Outra vantagem dos cosméticos naturais é que muitas marcas já possuem em sua linha produtos orgânicos, cuja agricultura respeita o solo, não utiliza pesticidas, herbicidas e inseticidas e preservam a biodiversidade local, colhendo apenas aquilo que nasce dentro do seu ciclo. Além disso, cuidam da saúde, pois o uso de agrotóxicos no Brasil é descontrolado.
Precisa de mais motivos para optar por cosméticos naturais? Saiba que os cosméticos naturais utilizam como matéria prima, manteigas vegetais altamente nutritivas, óleos essenciais terapêuticos (vide texto de Aromaterapia) e possuem compostos fitoquimicos presentes nas plantas que tratam a saúde sem causar danos à saúde.
Conheça nossos produtos em: loja.bhava.com.br